ANEXO III
TERMO DE REFERÊNCIA
ANÁLISE DE PROJETOS DE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
AGENDA 21 – COMITÊ DA BACIA
HIDROGRÁFICA DO RIO PARDO
OUTUBRO/2006
Índice
Página
1. Objetivo da Especificação 03
2. Introdução 03
3. Elementos de Referencia para Projeto 03
4. Conceitos Adotados de Educação Ambiental 03
5. Instrumentos Práticos 03
6. Contextualização 04
7. Resultados Esperados do Projeto 04
TERMO DE REFERÊNCIA
Análise de Projetos de Educação Ambiental
1.
Objetivo da Especificação
A Câmara Técnica da Agenda 21 do Comitê da Bacia do Pardo tem entre suas atribuições analisar os Projetos de Educação Ambiental apresentados ao Comitê com vistas a obtenção de recursos junto ao FEHIDRO, que serão analisados e selecionados atendendo as condições e conteúdos considerados nesse Termo de Referencia.
2.
Introdução
O papel da educação na construção da sociedade consiste em ajudar os cidadãos a determinarem o que é melhor para conservar sua tradição cultural, econômica e natural, a nutrirem valores e estratégias destinadas a alcançar a sustentabilidade em suas comunidades locais e, ao mesmo tempo, a contribuírem para a realização das metas nacionais e mundiais, metas essas que se concentram na saúde, no desenvolvimento, na felicidade, no bem estar e na adaptação ao meio ambiente em que vivem.
3.
Elementos de Referência para Projetos
3.1. Manual de Procedimentos Operacionais do FEHIDRO;
3.2. Agenda 21 Nacional e Pardo 21
3.3. Manual Coletivos Educadores Ambientais (MMA)
3.4. Plano de Bacia do CBH Pardo.
4. Conceito
Adotado de Educação Ambiental
4.1. Ministério do Meio Ambiente “Educação ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência de seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros”.
4.2. “Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.” (Lei Federal 9.795,Artigo 1º - 27/04/1999)
5.
Instrumentos Práticos
Serão observados os instrumentos, processos e resultados que visem promover a compreensão da natureza complexa do meio ambiente (dimensões socioeconômica, natural, política, afetiva, ética, cultural e histórica) e interpretar a interdependência entre os diversos elementos que conformam o ambiente, objetivando o uso racional dos recursos, a resolução de problemas atuais e a prevenção de problemas futuros.
Neste sentido serão observados os seguintes fatores:
ü Estratégias educacionais (Identificação do sistema de treinamento a adotar, forma de transferência e interação de informações.);
ü Técnicas a serem utilizadas para envolvimento de todos os setores da comunidade
ü Estímulos a freqüência e participação nas reuniões;
ü Instrumentos de dialogo para o aprimoramento tecnológico de conhecimento e pratica;
ü Desenvolvimento de serviços comunitários, manutenção e reconstrução de ecossistemas;
ü Instrumentos de acompanhamento e avaliação quantitativa e qualitativa das medidas eleitas no projeto.
5. Contextualização
A análise do projeto compreenderá a observação do desenvolvimento dos seguintes princípios de educação ambiental:
7. Resultados
Esperados do Projeto
O projeto de Educação Ambiental deverá:
ü Cumprir o papel de reproduzir aspectos da sociedade atual;
ü Preparar os cidadãos para transformar a sociedade, preparando-a para o futuro, promovendo eqüidade social e a preservação do patrimônio natural;
ü Modificar a atitude e conferir consciência ambiental, ética, valores e comportamentos que contribuam para a ação e resolução dos problemas ambientais;
ü Eficácia da participação nas políticas de desenvolvimento sustentável e no incremento da capacidade da população abordar as questões de meio ambiente.